A CTR MOVEL

Posted on Posted in Políticas Públicas Ativas para a Geração de Emprego e Renda

Jefferson José da Conceição (jeffdacsenior@gmail.com)


A Central de Trabalho e Renda, que carinhosamente conhecemos por CTR, foi constituída em dezembro de 2010, cumprindo com um dos compromissos assumidos pelo Prefeito Luiz Marinho em sua primeira gestão. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Município, e o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho.


Ao todo, a CTR, nestes pouco mais de 4 anos de vida, já atendeu cerca de 300 mil trabalhadores e trabalhadoras.
Foram encaminhados 137.258 trabalhadores e trabalhadoras para as 53.962 vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras.


Deste processo de intermediação de Mao de obra, 16.305 trabalhadores e trabalhadoras obtiveram uma nova oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.


Além destes, a CTR possibilitou que mais de 6.542 pessoas pudessem formalizar suas relações de trabalho por meio da emissão de Carteiras de Trabalho e da Previdência Social.


A CTR possibilitou ainda que 14.629 trabalhadoras ou trabalhadores desempregados habilitassem seus seguros desempregos, contribuindo para que estas pessoas acessassem o seu direito trabalhista, reduzindo o impacto do desemprego.


Adicionalmente as parcerias com outras Secretarias de Governo têm sido promissoras, como no caso da Secretaria de Educação que tem propiciado aos interessados cursos de qualificação profissional no âmbito do EJA; com a Secretaria de Saúde por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, que realiza ações de conscientização quanto à segurança e saúde no trabalho, bem como com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), nos programas de economia solidária;


Neste mês de março, no qual a Prefeitura, realizará uma série de eventos intersecretariais no qual se coloca e se reconhece a Mulher como protagonista de sua história, pode-se afirmar que também na CTR as mulheres têm tido um grande protagonismo, que se traduz em alguns números significativos: das 70.448 pessoas inscritas na CTR 39.845 são mulheres, ou seja 1,3 mulheres para cada homem inscrito. Contudo, o mercado de trabalho ainda tem mais aceitação pelos homens, sendo colocados 9.106 homens e 7.374 mulheres;


Isto posto, gostaria de ressaltar a importância desta inauguração (em 3/3/2915) da CTR Móvel, para o Governo e para a População de São Bernardo do Campo.


É importante frisar a flexibilidade para a prestação de um serviço público como o da CTR, de grande importância para a vida dos munícipes, que evitará o deslocamento e, de especial modo, poupará dispêndio de recursos àqueles que se encontram desempregados ou desempregadas.


Isto, por si mesmo, coloca de maneira inquestionável a preocupação do governo do Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, cujo cerne é servir aos seus cidadãos e cidadãs com serviços de qualidade e adequado às necessidades das pessoas.


A população do Riacho Grande, do pós-balsa, do grande Alvarenga, da Vila São Pedro, do bairro cooperativa, entre outras regiões, poderão contar com os Serviços da CTR, se cadastrando a uma vaga de emprego, emitindo sua carteira de trabalho e habilitando seu seguro desemprego com toda comodidade e conforto que os cidadãos e cidadãs merecem.


Além disto, a articulação e integração das políticas públicas que contribuam para que São Bernardo do Campo seja uma cidade cada vez melhor de se morar, só serão efetivadas, de fato, se houver inteira conciliação com os interesses sociais e econômicos da população. É por isto que a CTR Móvel tem um relevante papel a desempenhar, pois a partir de agora será possível integrar o tema trabalho a várias outras ações propostas pela Administração do Prefeito Luiz Marinho.


Jefferson José da Conceição
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *