Livros

PORTFÓLIO DE LIVROS

A seguir os livros nos quais Jefferson José da Conceição foi autor ou organizador:


 

A Cidade Desenvolvimentista

Autores:

CONCEIÇÃO, Jefferson José da; KLINK, Jeroen Johannes; OLIVEIRA, Nilza Aparecida de; ANAV, Roberto Vital.

Editora Perseu Abramo, 2015.

O livro está disponível em:

http://www.4shared.com/office/CHNXtRkBba/A-cidade-desenvolvimentista-ok.html

Nova Fronteira da Indústria de Defesa

Trata-se de Publicação bilíngue (português/inglês), organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e São Bernardo do Campo do Campo, quando Jefferson José da Conceição era o Secretário Municipal da Pasta.

O livro, de 295 páginas, é uma coletânea com a participação de vários estudiosos da área, gestores público, acadêmicos, sindicalistas e empresários.

 

Território de Inovação

O livro "São Bernardo do Campo, Território de Inovação" é uma publicação organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Município, no período em que Jefferson José da Conceição era o Secretário Municipal da Pasta.

Publicação bilíngue de 206 páginas, a obra é uma coletânea que contem a participação de gestores públicos, acadêmicos, sindicalistas e empresários.

Terceirização no Brasil

Organizadores: Jefferson José da Conceição, Denise Motta Dau e Iram Jácome Rodrigues

No Brasil, a terceirização é caracterizada, em larga medida, pela precarização do trabalho: redução de salários e benefícios, aumento de jornadas de trabalho, geração de insegurança no emprego, quebra de solidariedade entre os trabalhadores, entre outros aspectos. Terceirizar ao máximo é entendido como trajetória desejável da empresa. Isto, evidentemente, trouxe impactos profundos sobre o mercado de trabalho e o sindicalismo. Este livro representa um esforço para retirar o falso véu de modernidade da terceirização, sem, no entanto, negar os fatores competitivos relacionados à especialização e escalas de produção e sem deixar de reconhecer os novos elementos de contradição que a terceirização traz para o mundo do trabalho e ação sindical.

Também apresenta alternativas concretas de ação nos campos da legislação, da organização sindical e da negociação coletiva capazes de fazer frente à erosão dos direitos dos trabalhadores. A obra reúne textos de pesquisadores sobre a temática das relações de trabalho, ligados a universidades como USP, UFSCar, UFRJ, UNICAMP e outras; de assessores que trabalham com o movimento sindical; e de dirigentes sindicais, de diferentes ramos, que integram a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Há também gestores públicos, membros de organizações não-governamentais e convidados internacionais. Em suma, trata-se de um feliz encontro de olhares diversos sobre o mesmo objeto.

O livro pode ser adquirido na: EDITORA ANNABLUME . Site: www.annablume.com.br

Quando o apito da Fábrica silencia

Autor: Jefferson José da Conceição

Quando o apito da fábrica silencia: sindicatos, empresas e poder público diante do fechamento de indústrias e da eliminação de empregos na Região do ABC. São Bernardo do Campo, SP: MP Editora, 2008.

Baseada na tese de doutoramento do autor, o livro é uma reflexão sobre questões como a reestruturação industrial e a literatura sobre essa temática, o processo de industrialização do ABC no século passado, as políticas governamentais nacionais na década de 1990 e seus impactos na reestruturação da industria no ABC, a ação dos atores sociais diante desse processo e, por fim, as percepções de diferentes atores sociais-empresários, sindicalistas e agentes do poder público- sobre as mutações ocorridas, no período estudado, no panorama regional.

Quando o Apito da Fábrica Silencia é um livro que trata, de forma significativa, das amarguras de uma região cuja população, atualmente de cerca de 2,5 milhões de habitantes, conseguiu, juntamente com suas instituições fortemente ancoradas na sociedade civil, superar, em parte, a crise que se abateu sobre esse território na última década do século passado.

HORA EXTRA - O QUE A CUT TEM A DIZER SOBRE ISTO

CUT/ Secretaria de Política Sindical. Hora Extra: o que a CUT tem a dizer sobre isto. São Paulo: CUT Brasil, 2006.

O livro apresenta uma discussão sobre as horas extras no Brasil, a partir de aspectos relacionados à legislação, economia e saúde, entre outros. Apresenta ao final uma proposta de nova regulamentação no Brasil.

Para ter acesso à obra completa, clique no link abaixo:

http://www.4shared.com/office/Oc9jTBZHba/HORA_EXTRA_O_QUE_A_CUT_TEM_A_D.html

A POLÍTICA PÚBLICA E O PAPEL DA UNIVERSIDADE

CONCEIÇÃO, Jefferson José da. A economia solidária na atual política de desenvolvimento econômico de São Bernardo do Campo. In: SIQUEIRA, Douglas Murilo; SILVA, Fabiana Cabrera (orgs).

A Política Pública e o Papel da universidade: reflexões da incubadora de empreendimentos solidários de São Bernardo do Campo - SBSol. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014.

Para ter acesso à obra completa, clique no link abaixo:

http://www.4shared.com/office/hmiyNbxaba/A_politica_publica_e_o_papel_d.html

O ABC DA CRISE

SISTER, Sérgio (org.). O abc da crise. São Paulo: Fundação Perseu A bramo, 2009. ISBN 978-85-7643-067-4

Livro inclui artigos de Jefferson José da Conceição, Maria da Conceição Tavares, Paul Singer, Márcio Pochmann, Paul Krugman, Guido Mantega, Luiz Gonzaga Beluzzo, Chico de Oliveira, Cézar Manoel de Medeiros, Carlos Eduardo Carvalho, Sérgio Sister e Ricardo Berzoini.

Segundo Nilmário Miranda, presidente da FPA, o livro resultou de entendimento com os dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), como uma forma de “contribuir com o debate amplo e qualificado, voltado à preparação dos militantes dos partidos de esquerda, da CUT e outras centrais sindicais, dos movimentos sociais e da juventude engajada. Uma contribuição para o entendimento do que ocorreu, em direção às possíveis alternativas".

TRABALHO E SINDICATO EM ANTIGOS E NOVOS TERRITÓRIOS PRODUTIVOS: COMPARAÇÕES ENTRE O ABC PAULISTA E O SUL FLUMINENSE

RODRIGUES, Iram Jácome; RAMALHO, José Ricardo (orgs.). Trabalho e sindicato em antigos e novos territórios produtivos: comparações entre o ABC Paulista e o Sul Fluminense. São Paulo: Annablume, 2007.

CONCEIÇÃO, Jefferson José da. A indústria de autopeças do ABC sob o turbilhão micro e macroeconômico da década de 1990. In: RODRIGUES, Iram Jácome; RAMALHO, José Ricardo (orgs.). Trabalho e sindicato em antigos e novos territórios produtivos: comparações entre o ABC Paulista e o Sul Fluminense. São Paulo: Annablume, 2007.

A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA E OS REFLEXOS NO MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO DO ABC.

A globalização da economia e os reflexos no mercado de trabalho na Região do ABC. In SCHIFFER, Sueli Ramos (org.).

Globalização e estrutura urbana. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2004. ISBN: 85-271-0633-7

O ABC DO PETROLEO E GAS: O POTENCIAL DO GRANDE ABC NO FORNECIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS À CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NO ABC.

Santo André: Agencia de Desenvolvimento Econômico do Grande ABBC, 2014. ISBN: 978-85-68284-00-1

Para acessar a íntegra do livro, clique em:

http://www.4shared.com/office/8MD3LnS_ce/livro_ABC_do_petroleo.html

DESENVOLVIMENTO, TRABALHO E INOVAÇÃO

O livro, de 300 páginas, organizado por Artur Henrique da Silva Santos, é uma coletânea de artigos de secretários e assessores da Gestão Haddad. A obra, da Editora da Fundação Perseu Abramo, relata o amplo conjunto de políticas e ações realizadas na área do desenvolvimento entre 2013 e 2016 em São Paulo. O foco reside nas políticas de trabalho, empreendedorismo, inovação e segurança alimentar.

O trabalho é útil a gestores, pesquisadores, estudantes e interessados em geral, especialmente aqueles voltados ao desenvolvimento inclusivo e avanços sociais.

O livro está disponível em:

http://novo.fpabramo.org.br/sites/default/files/Desenvolvimento%2C%20trabalho%20e%20inovacao%20-%20Artur%20Henrique.pdf